Saturday, October 1, 2011

Luisa Rocha nos EUA

Luisa Rocha
Já são disponíveis várias informações sobre a digressão (já em progresso) da fadista Luisa Rocha aos EUA, mas aqui quero apresentar umas palavras fornecidas pela fadista sobre a produção em que participa, que se chama "Fado Moves". Como foi escrito recentemente no blogue Fado-today e no journal cultural HardMúsica, este projecto pretende juntar duas formas de arte--o fado e a dança--para contar as histórias do  novo disco da Luisa Rocha, "Uma noite de amor".

Perguntei à Luisa Rocha: Como é que o conjunto seu preparou para este espectáculo? Depois deste visita, vai continuar com o projecto dentro de Portugal? E, afinal e para manter a continuidade, como é que o Michael ficou envolvido no projecto?


A Luisa Rocha respondeu assim:

"Este projecto exige de toda a equipe uma grande concentração. Muitas são as diferenças que se podem encontrar em cada um de nós: culturas, idioma, estilos musicais e até mesmo a formação dos bailarinos é bastante ecletica, do ballet ao Bboy, passando pelo Hip-Hop e Modern. Em comum temos a paixão pelas artes--uma afinidade necessária para realizar um bom trabalho."

"A preparação começou antes do primeiro encontro. Quando cheguei à América fiquei surpresa: todos os bailarinos haviam escutado e estudado muito sobre fado. E tal como eu, todos sabiam que este projecto nos trás muita responsabilidade. Tem que ser tratado com o máximo de seriedade pois é o género musical que representa grande parte da cultura Portuguesa, e candidato ainda este ano a património da humanidade."

"No primeiro encontro fiz questão de cantar para que todos sentissem a magia do fado tal como se faz nas típicas casas de Fado. Depois deste 1º contacto, foi feita uma escolha de reportório baseado no meu disco "Uma Noite De Amor". Ainda mesmo antes de lhes ser traduzido os respectivos poemas, foi curioso perceber que cada gesto dos bailarinos descrevia o que cada fado contava. Depois de lhes ser entregue a tradução, foi bastante interessante perceber que se lhes tivesse sido entregue antes, era exactamente o que tinham escolhido, por se identificarem com a historia que vão contar."

"A música ultrapassa a barreira das diferenças e neste momento já não é a Fadista e os bailarinos mas sim um grupo de amigos sensibilizados e motivados para fazer mover o Fado "Fado Moves".

"O Luso-Americano Michael Da Silva é o mentor do projecto. Penso que é seu objectivo levar o 'Fado Moves' pelo mundo. Confesso que me deixa muito feliz a ideia de ser Portugal o próximo destino."

Ofereço um sincero obrigado à Luisa Rocha por ter ampliado o nosso conhecimento deste projecto, que parece muito interessante e que está a gerir bastante interessa e curiosidade na zona da cidade da Nova Iorque.

No comments:

Post a Comment